Conheça o OM-1, um sintetizador que usa fitas cassete como fonte sonora


OM-1

Um dos prazeres da produção musical é buscar sonoridades únicas, o que nos leva aos equipamentos que proporcionam esses sons diferentes. No campo do hardware, existe uma infinidade de sintetizadores e caixinhas musicais de todo tipo, de onde brota todo um universo sonoro. Algumas, por mais simples que pareçam, são capazes de produzir verdadeiras joias – como é o caso do OM-1 da Onde Magnétique, um “sintetizador cassete” artesanal.

O instrumento funciona com duas partes: um tocador de fita-cassete doméstico adaptado e o sintetizador em si, dotado de oito botões de notas mais outros parâmetros como controle de attack e release de três posições – curto, médio e longo. Cada nota vem com um knob correspondente, que controla seu pitch. Agora, o mais engenhoso é que o synth faz isso regulando a velocidade de rotação da fita dentro do tocador cassete. Além disso, o sintetizador pode ainda ser conectado a controladores externos, como o SQ-1 da Korg.

OM-1 Fita

Como a fonte sonora é a fita, e esta pode ser trocada facilmente pelo usuário, as possibilidades de exploração sonora são infinitas. O conceito do OM-1 foi desenvolvido pelo engenheiro americano Scott Campbell, inspirado por instrumentos como o Mellotron e o Ondas Martenot.

Se você ficou interessado em adquirir um OM-1, vai ter que esperar um pouco. Como a produção é artesanal, pode levar até seis semanas para seu aparelho ficar pronto. O pacote custa US$ 285 e inclui o sintetizador, o tocador cassete adaptado, uma fita, dois cabos de 3.5mm e uma fonte de energia. Para entrar na fila, é preciso se increver numa lista de espera.