Estude as bases de Machine Learning online e de graça


Machine Learning

Machine Learning, ou Aprendizagem Automática, ou Aprendizado de Máquina, é um tema muito popular nos dias de hoje, e diz respeito à capacidade dos computadores de aprender com determinadas situações e melhorar a partir delas. Isso traz o benefício de se ter programas que se tornam mais inteligentes com o tempo em determinadas tarefas, desde as mais simples, como diferenciar um objeto de outro, até as mais complexas, como estimar se um tumor é benigno ou maligno.

Recentemente, escrevi sobre sobre o caso de um desenvolvedor que criou um programa para detectar a aproximação do chefe dele. Nesse caso, o programador usou um algoritmo de Machine Learning para ensinar ao software a distinguir as expressões faciais do chefe de um outro colega de trabalho qualquer.

Esses exemplos demonstram como é vasto o campo de aplicação do Aprendizado de Máquina. Talvez essa tecnologia seja útil no seu projeto, inclusive. Mas por onde começar os estudos?

Para quem quiser entender as bases de Machine Learning e não tiver nenhuma experiência anterior na área, a Universidade da Califórnia disponibilizou uma série de tutoriais online gratuitos (em inglês). Eles cobrem uma série de conceitos básicos, como dados de treinamento (usados para "calibrar" o algoritmo) e limites de decisão, que ajudam a máquina a categorizar objetos. Os tutoriais são escritos em linguagem acessível, e até uma pessoa sem conhecimento técnico vai conseguir absorver os conceitos gerais do Machine Learning.

Limite

Em verde, um limite de decisão: baseado nos parâmetros de tamanho e cor, as frutas são maçãs ou laranjas?

Para quem busca um material um pouco mais aprofundado e completo, o curso de Machine Learning de Stanford no Coursera é uma boa opção. Ele é gratuito (paga-se apenas caso o aluno queira um certificado) e ministrado pelo professor Andrew Ng, autoridade no assunto.

Machine

Machine Learning: uma linha preditiva pode estimar o valor possível de uma casa com base no seu preço e metragem

Por fim, para quem estiver buscando um incentivo para começar a estudar, vale a leitura do post Aprendendo Machine Learning: Uma jornada de iniciante, em que o cientista da computação Murat oferece alguns bons motivos, como os resultados positivos obtidos por essa tecnologia, e o fato de o seu crescimento orgânico ter se mantido desde 1985, junto a outros argumentos, como adoção do mercado:

Machine Learning

Espero que esses pontos de partida ajudem na sua própria jornada de aprendizado. Agora, mãos à obra e ao estudo!

Você conhece algum tutorial no segmento de Machine Learning ou tem um projeto na área? Compartilhe nos comentários!