CodeCode Ninja ajuda a aprender programação com cartões digitais


CodeCode Ninja

Os leitores da Hackpedia já sabem que há uma fonte inesgotável de aprendizado de programação na internet, seja na forma de tutoriais, vídeos e guias interativos. Com todo esse material, talvez seja a hora de buscar uma maneira mais inteligente de organizar os estudos. E o CodeCode Ninja oferece uma solução.

O site utiliza flashcards, ferramentas populares de aprendizado e memorização de idiomas e outras matérias. Cada cartão funciona como uma unidade de conhecimento. Eles têm uma pergunta e a resposta para essa pergunta no verso, ambas escritas pelo estudante, com o intuito de testar o próprio conhecimento.

A ideia é que o aluno crie uma base de cartões com diversas perguntas e respostas. Assim, ele pode voltar aleatoriamente a elas e testar o seu conhecimento ao longo do tempo. Esse sistema fortalece a memória e ajuda a fixar o conteúdo absorvido.

CodeCode Cards

O que o CodeCode Ninja fez foi digitalizar os cartões, criando uma base online onde o aluno pode registrar e consultar seus flashcards. Além disso, o site tem outras vantagens por ter sido projetado especificamente para o estudo de programação. Ele permite que um link seja incluído como fonte de cada resposta, ligando a sites populares de troca de conhecimento como o Stack Overflow. Também é possível adicionar trechos de código nas respostas e catalogar os cartões por tags.

A quipe do CodeCode Ninja oferece dicas para quem nunca trabalhou com flashcards antes. Eles salientam a importância de cada aluno criar seu próprio material, que reflita o processo individual de aprendizado e os desafios encontrados ao longo do caminho:

  • Encontre um problema real

  • Encontre a resposta para sua pergunta ou problema. Use o Google, pesquise, compare links

  • Certifique-se de que você realmente entendeu a solução

  • Teste a resposta você mesmo e tenha certeza de que ela funciona

  • Escreva você mesmo o cartão, pegue uma pergunta, crie a resposta

O time do CodeCode Ninja estimula o aluno a praticar com os cartões todos os dias, ou pelo menos todo dia da semana, para que os efeitos sobre a memória ocorram:

Faça disso um ritual diário – seu próprio comprometimento em reter conhecimento e melhorar suas habilidades. Geralmente não leva mais que dez minutos, mesmo se você tiver muitos cartões na sua coleção. E isso vai poupar tempo depois, durante o dia, porque você não vai ter que pesquisar coisas no Google pela milésima vez – você já sabe as respostas.

Quem quiser se aprofundar no assunto pode consultar os artigos e livros indicados pela equipe do CodeCode Ninja. E se você quiser utilizar o sistema de flashcards para o aprendizado de alguma outra matéria, pode ainda tentar outro software, o Anki, que é gratuito.

Interessou? Acesse o site do CodeCode Ninja e crie seu primeiro flashcard. Após o término do teste grátis, o serviço custa 10 dólares mensais.