Codeanywhere tem editor de código na nuvem e grátis com ferramenta de FTP


Codeanywhere

Que tal reunir a mobilidade de um editor de código para smartphone com as capacidades de um ambiente de desenvolvimento completo? Esta é a proposta do Codeanywhere, um IDE que funciona baseado na nuvem e que pode ser acessado por qualquer dispositivo conectado à Internet.

O software pode ser usado em uma versão gratuita ou em planos mensais de até 40 dólares. O que muda é a quantidade de funções disponíveis, mas no modelo mais básico já é possível acessar todas as ferramentas essenciais.

Para utilizar o Codeanywhere basta se conectar com uma conta de serviços como Facebook ou Github. O desenvolvedor é convidado então a selecionar uma linguagem ou plataforma para iniciar um projeto. Há suporte para Node.js, PHP, AngularJS, entre outros.

O serviço vai criar um novo ambiente de desenvolvimento na nuvem, utilizando a infraestrutura da Amazon Web Services, o que leva alguns segundos. Essa máquina virtual tem 2GB de espaço de armazenamento, 256MB de RAM rodando Ubuntu 14.04 com Apache e npm pré-instalados, além de outros pacotes.

Ainda é possível conectar o projeto a uma máquina própria na Amazon ou fazer integração com outros serviços de nuvem de empresas como Google e Dropbox.

O Codeanywhere oferece um editor de código multifuncional com destaque de sintaxe e função de autocomplete. Ele vem ainda com um cliente de FTP para mover arquivos e pastas.

Acesse agora a página do Codeanywhere para mais informações do projeto.

Dica do leitor Marcel Goebel Machado. Obrigado!