Code4Startup usa startups de sucesso como exemplo em aulas de programação


Code4Startup

Copiar pode ser uma ferramenta valiosa de aprendizado. O escritor americano Hunter S. Thompson dizia copiar romances de Ernest Hemingway e F. Scott Fitzgerald para praticar, e sentir na pele como escreviam os grandes autores. Esta é a proposta do Code4Startup, um projeto que ensina a programar "clonando" startups de sucesso.

Idealizado pelo desenvolvedor Leo Trieu, o site foi criado de forma totalmente independente, nas horas vagas entre o trabalho dele como engenheiro de software e pai de um garoto de um ano. A plataforma foi criada em Ruby on Rails e utiliza vídeos gratuitos, narrados em inglês, para guiar o estudante pelas etapas necessárias para se concluir cada um dos projetos.

O primeiro deles, por exemplo, explica como criar landing pages semelhantes às de startups bem sucedidas para capturar emails de potenciais usuários. Ele navega por exemplos encontrados na Beta List, o portal de startups em pré-lançamento, para usar de referência, e mostra como usar templates do Boostrap para criar landing pages parecidas. O uso do software de campanhas de emails MailChimp também é explicado no curso online. Nesse primeiro curso há sete módulos.

No último deles, Trieu ensina a fazer o deploy e hospedagem gratuitos utilizando o GitHub. Ao todo, há quase 1 500 alunos inscritos.

Outro guia, mais avançado e também gratuito, se baseia na startup Task Rabbit, que busca pessoas na vizinhança capazes de realizar algum serviço de que você precise. Neste, o aluno aprende a trabalhar com Angular JS e o backend do Firebase para criar seu próprio clone da aplicação. O intuito é ter, ao final, um produto minimamente viável rodando.

Além desses, há outros cursos em produção, com lançamento prometido para breve: um sobre HTML5, CSS e Jquery clonando o Airbnb e outro sobre Rails e Angular JS clonando o Fiverr.

Saiba mais sobre o Code4Startup no site do projeto