CEO do Google revela tática simples para gerenciar times com sucesso


O indiano Sundar Pichai, atual CEO do Google, subiu até o posto mais alto da empresa, um dos maiores conglomerados de tecnologia do mundo, em um período de dez anos. Qual o segredo por trás de uma ascensão tão rápida?

Segundo o próprio Pichai, a resposta é simples: garantir que as pessoas que estejam abaixo na hierarquia de gerenciamento sejam bem-sucedidas. Uma estratégia intuitiva mas que, infelizmente, não é a realidade em muitos ambientes de trabalho.

O CEO do Google, conhecido por sua habilidade em mediar conflitos e ajudar grupos a trabalhar juntos, falou durante uma visita ao Instituto Indiano de Tecnologia-Kharagpur, onde ele se formou:

Quando você tenta administrar algo na escala do Google, com 60 mil pessoas, você depende de líderes fortes. Eu tenho esse time de liderança excepcional. Então muito do que faço é desapegar e empoderar as pessoas em todos os níveis da organização, confiar que elas farão a coisa certa.

Como um líder, muito do seu trabalho é fazer com que essas pessoas sejam bem-sucedidas. É menos sobre tentar (você mesmo) ser bem-sucedido, e mais garantir que você tenha pessoas boas, removendo as barreiras para que elas possam se sair bem no que fazem. É assim que eu sempre pensei sobre isso.

Eu também valorizo muito o trabalho em equipe e acredito que seja importante construir organizações onde as pessoas realmente queiram trabalhar juntas. Tudo vem daí. Então, estabelecer culturas colaborativas é outro grande ponto em que eu tenho tentado me concentrar.

Aprendeu? Agora é hora de levar um pouco dessa sabedoria para o ambiente de trabalho.

Fonte: Quartz