Documento histórico revela bastidores da criação de um clássico dos games


O diretor do Centro Internacional de História de Jogos Eletrônicos, Jon-Paul Dyson, publicou duas fotos de cartões de papel que revelam um pouco dos bastidores do desenvolvimento de um clássico dos games. Lançado em 1979 pela Atari, Asteroids colocava o jogador no controle de uma nave que precisava disparar contra rochas espaciais e discos voadores inimigos.

No cartão estão marcados os nomes dos envolvidos no time de engenharia: Ed Logg, Howie Delman e Paul Mancuso, além de uma breve descrição do gameplay: "O objetivo do jogo é destruir os asteróides e discos." O texto detalha a dinâmica de pontos, controles e também o uso de moedas para ativar o arcade.

Para interessados em desenvolvimento de games, esta é uma boa oportunidade para entender a importância do planejamento que antecede o trabalho de design e programação em si. Nessas poucas linhas, a equipe conseguiu definir o escopo do trabalho que seria necessário a seguir.

Asteroids fez enorme sucesso após o seu lançamento, e se tornou o jogo mais vendido para Atari de todos os tempos, com mais de 70 mil unidades comercializadas.

Confira as imagens dos cartões:

Asteroids

Asteroids2