Crie seu próprio game em horas com o BuildBox, mesmo sem saber programar


BuildBox2

Quão divertido seria se pudéssemos criar games de um jeito tão simples quanto é criar uma apresentação no PowerPoint? Muito. Por isso a experiência de brincar com o BuildBox é tão estimulante.

O programa permite que uma pessoa que nunca criou um jogo na vida consiga fazer isso. Sem a necessidade de qualquer conhecimento em programação ou noções profundas de desenvolvimento de game.

O BuildBox se baseia na lógica drag and drop que permite arrastar arquivos de imagem (ele disponibiliza um pacote gratuito) para dentro da área de trabalho. Assim, o desenvolvedor pode escolher modelos para o personagem controlável, para armadilhas, cenário e todos os outros elementos do game.

BuildBox

Há um número grande de recursos que podem ser usados para enriquecer o jogo. É possível ajustar a collision shape (formato de impacto) do personagem, mudar propriedades de objetos (fixos ou móveis, inofensivos ou fatais), a física agindo sobre eles, efeitos visuais de rastro, brilho e outros. O desenvolvedor terá muitas opções, dependendo apenas da disposição dele de mergulhar no projeto.

Todas as etapas e alterações podem ser conferidas num sistema de pré-visualização. Diversas fases podem ser criadas. E para facilitar ainda mais, os autores do BuildBox criaram 17 presets de gameplays consagrados, como de corrida, estilo Flappy Bird e até um de shooter 360.

Se a essa altura você estiver pensando que toda a comodidade oferecida pelo BuildBox pode resultar em uma avalanche de games iguais e pasteurizados, olhe pelo lado positivo: os criadores dizem que o intuito era tirar da frente o máximo possível da parte chata de criar um jogo. Eles queriam que o processo fosse o mais divertido possível. E o resultado impressiona pela simplicidade.

Claro que você ainda vai ter que mergulhar a cabeça para criar um game original, divertido e desafiador. Mas, com o BuildBox, você ganhará tempo para se dedicar a essas partes cruciais.

O game poderá ser exportado para os formatos de aparelhos mais populares atualmente, compatível com iPhones, tablets, smartphones Android, Macs, PCs e dispositivos Amazon.

Quem estiver interessado em monetizar sua criação também encontrará suporte. Há integração com várias redes de publicidade in-game e um sistema completo de compras dentro do app, que permite ao jogador usar moedas coletadas ou dinheiro de verdade para comprar itens especiais.

O game Phases, por exemplo, foi criado com o programa em apenas 2 semanas e baixado mais de 1,5 milhão de vezes em seu primeiro mês no ar. Quem estiver interessado em criar um jogo do nível do Phases pode se inscrever na newsletter para receber no e-mail lições criadas pelo autor do game.

Phase

O BuildBox pode ser baixado no PC e no Mac. Veja as configurações necessárias:

No PC:

Windows 7 ou
Windows 8
Intel Core 2 Duo CPU (ou equivalente AMD)
200MB de espaço livre em disco (para o software apenas)
1GB RAM

No Mac:

OS X 10.8 ou
OS X 10.9+ (necessário para publicação)
Intel Core 2 Duo CPU
200MB de espaço livre em disco (para o software apenas)
1GB RAM

Baixe o trial do BuildBox!

Assista também aos tutoriais, como este de mais de 40 minutos sobre o processo de criação de um primeiro game: