Programa usa deep learning e reconhecimento facial para detectar chefe aproximando


BossSensor

Uma situação comum e possivelmente constrangedora no ambiente de trabalho é aquela em que o chefe se aproxima da sua mesa e nota que você está fazendo qualquer outra coisa que não trabalhando – lendo notícias, vendo memes ou navegando pelo Facebook.

Para solucionar esse problema, o desenvolvedor Hironsan criou o BossSensor, um sistema que usa reconhecimento facial para trocar a tela do computador automaticamente assim que ele detectar a aproximação do chefe.

Ele utiliza técnicas de deep learning para reconhecer as feições do alvo, por meio de imagens obtidas no Google, no Facebook e em frames de vídeos.

Faces

Por meio dessa coleção de retratos, a máquina se torna capaz de reconhecê-lo mesmo à distância. A vigilância é feita por uma câmera simples, que se comunica com o BossSensor para fazer a checagem.

camera

Caso o sistema detectar a aproximação do chefe registrado no software, ele aciona um comando que exibe uma imagem em tela cheia – no caso do desenvolvedor, a tela de um editor cheia de código.

Código

Segundo Hironsan, o programa funcionou exatamente como esperado. Apesar da finalidade lúdica, este é um bom exemplo das possibilidades de aplicação de tecnologias de deep learning e reconhecimento facial na solução de problemas.

Quer testar? O código fonte do BossSensor está disponível no GitHub.