Atom 1.0 consolida inovações do popular editor de código grátis do GitHub


Atom

Muitos leitores testaram, gostaram e adotaram o editor de código Atom, desenvolvido pela equipe do GitHub, quando escrevemos sobre ele em abril. Agora, o programa ganhou sua primeira versão estável 1.0, em que diversas novidades criadas pela comunidade foram incorporadas ao pacote principal, consolidando todas elas em uma única instalação, amigável ao novo usuário.

Baseado em tecnologia web, escrito em JavaScript, o Atom já passou por 155 versões desde que nasceu, como um projeto paralelo do fundador do GitHub Chris Wanstrath em 2008. Ele se destaca por ser totalmente hackeável, ou seja, o usuário pode acessar o núcleo do código e fazer alterações à vontade, de mudanças visuais, no design do software, à adição de módulos que dão a ele novas funcionalidades.

Por exemplo, uma das extensões mais populares do Atom, a autocomplete-plus, que como o nome sugere oferece sugestões de autocomplete para o programador, nasceu fora do núcleo original de desenvolvedores do Atom. Nesta versão 1.0, ela foi incorporada como padrão.

Atom

Hoje, com 350 mil usuários ativos mensais, o Atom já foi baixado 1,3 milhão de vezes, segundo o GitHub. Mas a comunidade por trás do programa garante que este primeiro pacote estável é apenas mais uma etapa no caminho de dar ao desenvolvedor controle total de seu editor de código:

Claro, vamos continuar a polir a experiência central do usuário, melhorar performance e estabilidade, e adicionar suporte internacional, mas descobrir todo o potencial do Atom está além do polimento. Estamos considerando questões como: como funcionaria uma integração git super profunda? Como permitimos que autores de pacotes criem ferramentas de ambientes de desenvolvimento para suas linguagens favoritas?

Por isso, vale a pena acompanhar a trajetória do Atom a partir de agora, pois a comunidade em torno do programa nunca foi tão ativa e participativa.

Assista abaixo ao vídeo de lançamento, em inglês:

Faça o download do Atom no site do projeto