Aprenda a programar em Ruby com os tutoriais grátis do RubyMonk


RubyMonk

Quer aprender a programar em Ruby, ampliar o currículo e o leque de conhecimento? O site RubyMonk oferece um excelente curso gratuito, totalmente baseado no navegador, que vai dos conceitos mais básicos até abstrações avançadas daquela que é hoje uma das linguagens de programação mais populares e requisitadas do mundo.

A linguagem do curso, disponível apenas em inglês, é leve e descontraída, tornando o aprendizado mais acessível. Todos os conceitos teóricos são seguidos de pequenos testes embutidos no navegador, que permitem ao aluno testar aquilo que leu no parágrafo anterior.

Veja um exemplo dos textos encontrados no RubyMonk:

Em Ruby, assim como na vida real, nosso mundo é preenchido com objetos. Tudo é um objeto – caracteres, texto, arrays – tudo.

Para fazer as coisas acontecerem usando Ruby, você sempre se coloca no lugar de um objeto e então conversa com outros objetos, dizendo a eles para fazer coisas.

Há dezenas de lições em cada módulo, fazendo deste um curso bastante completo. Como complemento, há ainda problemas, como a criação de uma calculadora, para manter o aluno desafiado em seu aprendizado.

Saiba mais sobre o RubyMonk no site do projeto