Apple trabalha em novo Mac Pro com design modular


A Apple reuniu um grupo de jornalistas em sua sede na Califórnia para anunciar novidades em seu computador de altíssima performance. A empresa revelou que está trabalhando em um novo Mac Pro, totalmente redesenhado, com design modular que permitirá um ciclo de atualizações mais veloz.

Na reunião, a Apple também anunciou que produzirá seus próprios monitores voltados ao uso profissional. As informações são do blogueiro John Gruber, do Daring Fireball, um dos convocados para o encontro.

Mac Pro

Nas palavras de Phil Schiller, VP de marketing da Apple:

Em relação ao Mac Pro, estamos no processo do que chamamos de "repensar completamente o Mac Pro". Estamos trabalhando nisso. Temos um time trabalhando duro nisso neste momento, e queremos arquitetá-lo de uma maneira que possamos mantê-lo atualizado com melhorias regulares. Estamos comprometidos em torná-lo nosso sistema desktop mais avançado, desenhado para nossos consumidores profissionais mais exigentes.

Como parte desse processo de produzir um novo Mac Pro, que é, por definição, um sistema modular, nós faremos um display profissional também. Mas vocês não verão nenhum desses produtos este ano; estamos no processo. Pensamos que é realmente importante criar algo grandioso para nossos consumidores profissionais que querem um Mac Pro com sistema modular, e isso vai levar mais que este ano para fazer.

Enquanto o novo Mac Pro não chega, a Apple vai atualizar o modelo atual, que já havia sido redesenhado em 2013. A análise feita pelos observadores é que, apesar do design e do hardware arrojados da versão atual, a Apple enfrentou problemas de arquitetura que dificultaram a atualização constante do aparelho, algo necessário para seus clientes profissionais mais exigentes, que precisam de alto poder de processamento.

O anúncio a portas fechadas, de um produto que ainda está em fase de desenvolvimento, não é a estratégia regular da Apple, que costuma manter seus planos em segredo. Mas a análise é que esse foi um movimento da empresa no sentido de reafirmar seu compromisso com a linha profissional de alta performance, já que o lançamento ainda está distante, e suspeitas de que a Apple poderia abandonar o Mac Pro começavam a surgir pelo fato de muitos usuários profissionais optarem por iMacs e MacBooks com configurações mais poderosas. Na mesma reunião, os executivos anunciaram que a linha de iMacs também ganhará uma atualização importante este ano.

E você, o que acha de um novo Mac Pro modular? Deixe sua opinião nos comentários.