Apple abre as portas para a Realidade Aumentada com kit de desenvolvimento para iOS


A Apple demonstrou que está pronta para entrar com força no campo da Realidade Aumentada, tecnologia que permite que elementos digitais sejam adicionados ao cenário captado pela câmera de smartphones e tablets, criando uma mistura de ambos na tela dos aparelhos (o jogo Pokémon Go é um exemplo).

Durante a abertura da conferência para desenvolvedores WWDC 17, o vice-presidente de engenharia de software Craig Federighi falou sobre os esforços da empresa para avançar nesse campo, já explorado por concorrentes como Google e Microsoft. Federighi anunciou o lançamento de um kit de desenvolvimento chamado ARkit, que será distribuído para toda a plataforma iOS. Com essa ferramenta, os desenvolvedores poderão criar experiências em Realidade Aumentada dentro do sistema operacional mobile da Apple.

AR

Durante a apresentação, Federighi exibiu uma demo de como objetos podem ser inseridos no cenário e interagir entre si, com renderização instantânea de luz e sombras. Mas o que mais chamou a atenção do público foi a demonstração realizada com um iPad pela equipe da Wingnut AR, empresa do diretor Peter Jackson, da trilogia O Senhor dos Anéis, dedicada à Realidade Aumentada.

Alasdair Coull e Dan Smith, da Wingnut AR, exibiram a prévia de um game baseado na Unreal Engine 4 e renderizado em tempo real no tablet da Apple. O cenário brotou sobre uma mesa no palco da WWDC, sem a necessidade de qualquer tipo de marcador, tudo detectado automaticamente pela câmera do aparelho. Conforme Smith se aproximava do cenário, o público podia ver detalhes dos personagens trabalhando em um posto de recarga de aeronaves, que acaba atacado por inimigos. A apresentação foi ovacionada pelo público.

Coull disse que novidades da Wingnut AR chegam à App Store, a loja de aplicativos da Apple, ainda este ano. Mas com o novo ARKit na mão de desenvolvedores do mundo todo, é questão de tempo para que uma nova onda de jogos e apps que se aproveitem da tecnologia chegue à plataforma iOS.

Vale lembrar que, segundo rumores, a Apple trabalharia ainda em seus próprios óculos de Realidade Aumentada, o que possibilitaria uma experiência mais imersiva. Não há, porém, qualquer declaração oficial da empresa sobre o suposto aparelho. Enquanto essas novidades não chegam, assista à fantástica demo da Wingnut AR na WWDC 17: