7 livros e textos que todo criador digital deveria ler


Bill

Mais de duas décadas após a explosão da Internet, a lista de livros e textos sobre os pioneiros desse mercado é gigante. Muitos desses títulos são essenciais para os novos criadores digitais, a geração que pretende dar continuação ao legado de gigantes como Bill Gates, Steve Jobs e companhia. Neles, encontramos uma fonte valiosa de conhecimento que revela como pensavam esses pioneiros, quais caminhos eles seguiram, quais erros cometeram, e como podemos aprender com eles. A seguir, listamos 7 livros e textos essenciais para qualquer empreendedor digital:

De zero a um

Crie algo realmente novo, comece pequeno e busque o monopólio. Esta é a grande mensagem do livro do cofundador do PayPal Peter Thiel, baseado em uma série de aulas ministradas por ele em Stanford. Thiel revela sua estratégia de negócios, explica por que o sucesso não acontece por acaso, e como aumentar as suas chances de lançar uma startup de sucesso.

Como ter boas ideias de startup

Neste texto fundamental de Paul Graham, cofundador da Y Combinator e um dos grandes gurus do Vale do Silício, o autor explica como surgem boas ideias de startup. Para ele, a base está na busca por problemas reais, e no esforço em se manter no front de áreas que se expandem rapidamente. Graham revela essas e outras características que julga fundamentais para qualquer um que queira fundar startups de sucesso.

O dilema da inovação

Clássico de Clayton M. Chyrstensen, que Steve Jobs considerava um dos livros que mais o influenciaram, a obra introduziu o conceito de inovação de ruptura. O autor demonstra por meio de vasta quantidade de exemplos e análises por que startups iniciantes, com produtos baratos e inovadores, podem transformar mercados inteiros, derrubando gigantes estabelecidas, focadas apenas na melhoria marginal de seus produtos.

Steve Jobs

A biografia do cofundador da Apple assinada por Walter Isaacson revela em detalhes as engrenagens por trás da mente de Steve Jobs – e como elas levaram à fundação da Apple. Há episódios de sua vida pessoal recontados com precisão impressionante, mas também exemplos de seu método de gestão, seus livros favoritos, e como a busca pela espiritualidade foi essencial para a construção de sua personalidade.

A startup enxuta

Eric Ries introduz o conceito de startup enxuta, que definiu a estratégia de inúmeras empresas de tecnologia na última década. O livro recomenda que empreendedores persigam o Produto Minimanente Viável (famoso MVP), uma versão básica que seja competitiva o bastante para servir bem aos usuários, mas sem desperdiçar tempo ou dinheiro da jovem startup.

A segunda era das máquinas

Os autores Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee mostram com exemplos e estudos os sinais de que vivemos um dos períodos de mais intensa transformação social da história. Dos carros autônomos do Google aos sistemas de reconhecimento de voz da Apple, o livro dá também um sinal de alerta: apesar dessas inovações brilhantes, a crescente disparidade e a obsolescência de trabalhadores intermediários também ameaçam a sociedade.

Google - a biografia

Os detalhes da história do Google, do surgimento do PageRank à introdução do sistema de anúncios que transformou a pequena startup na gigante de hoje, são revelados por Steven Levy neste livro. A obra é essencial para se entender como a empresa chegou no atual estágio de monopólio sobre o mercado de buscas na internet, e como a filosofia de pensar grande desempenhou um papel central nesse processo.